Policial

PF deflagra operação de combate ao tráfico de pássaros silvestres no sudoeste baiano

Publicado por
Compartilhado

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Ajuruetê, com objetivo de desarticular um esquema de tráfico de pássaros silvestres nos estados da Bahia e Minas Gerais. Até o momento, 824 pássaros foram apreendidos.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas de prisão em Itambé, Cândido Sales, Encruzilhada, Poções e Maracás, todos na Bahia; e nos municípios mineiros de Divisópolis, Chapada Gaúcha, Riachinho, São Romão, Santa Fé de Minas, Brasilândia de Minas, Contagem, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte.

A operação ocorre com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema-BA).

De acordo com a PF, as investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um traficante de animais silvestres em Caruaru, Pernambuco, no ano de 2018, quando então verificou-se que a maioria dos fornecedores de pássaros para o referido indivíduo era da região sudoeste da Bahia.

Desde então, as investigações avançaram e em 2019 se confirmou a existência de uma extensa rede de traficantes de pássaros silvestres com atuação especialmente nos estados da Bahia e de Minas Gerais, sendo obtidos indícios, também, de que parte dessas aves estivessem sendo capturadas em unidades de conservação federais.

Até o momento foram realizados sete flagrantes de tráfico com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. A maioria dos pássaros apreendidos são papagaios, além de araras e tucanos.

Ainda segundo a PF, um dos investigados já foi preso pela própria Polícia Federal e autuado diversas vezes pelo Ibama, sendo considerado um dos maiores traficantes de psitacídeos – família à qual pertencem os papagaios, periquitos e araras do País.

As multas aplicadas pelo Ibama a esse investigado superam 1,6 milhão de reais.

O nome da operação, Ajuruetê, é uma referência à denominação indígena para a espécie conhecida como papagaio-verdadeiro, que é o principal tipo de pássaro silvestre traficado pela rede criminosa investigada.

* Com informações do A Tarde

Esta postagem foi publicada em 27 de agosto de 2020 09:40

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024